segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Monumentos do Centro Histórico são reformados

Luiza Torres


Por mais de 20 anos, a beleza neoclássica e os detalhes da fachada em estilo rococó da Igreja de Santa Luzia do Pilar, situada no Comércio, ficaram escondidos pela degradação. Construída em 1718, século XVIII, a igreja e o cemitério, com jazigos do século XIX, estão sendo restaurados. Até o final deste ano, baianos e turistas poderão ver de perto as pinturas seculares do teto, o altar-mor pintado a ouro e a fonte de Santa Luzia, responsável por atrair centenas de fiéis no dia 13 de dezembro para fazer pedidos à santa protetora da visão.

Além da Igreja do Pilar, outros monumentos estão sendo restaurados no Centro Antigo. É o caso da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, da Casa das Sete Mortes, próximo ao Largo do Pelourinho do Palácio Rio Branco. Todas estas obras foram visitadas pelo governador Jaques Wagner nesta quarta-feira (16). “Restaurar é voltar ao passado. Aqui no Pilar descobrimos muitas pinturas raras. Os imóveis têm muitos detalhes e tudo é muito minucioso. Tentamos chegar a forma mais original possível”, conta o restaurador Luís Carlos da Conceição.

Durante os trabalhos de reforma, foram retirados do cemitério 2,5 mil toneladas de lixo e entulho. De acordo com o padre Emanoel Vergne, a igreja, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ficou fechada por 12 anos por causa de um desabamento parcial ocorrido em 1994. “Agora os fiéis poderão vir à missa e participar dos festejos a Santa Luzia sem medo. Tivemos fé e agora estamos vendo os resultado”, afirmou o padre. “Para mim, a restauração é uma referência à fé das pessoas, à cidade e à nossa história”, disse Wagner. Para ele, depois das restaurações, as visitações aos monumentos serão mais significativas. “É assim que vamos devolvendo a autoestima do Pelourinho, do Centro Antigo. Isto aqui é o patrimônio de todos os baianos e da humanidade”, enfatizou o governador.

Investimentos

No total, estão sendo investidos mais de R$ 17 milhões na reforma e restauração dos monumentos. Os recursos são do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (ProdeturNE 2), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Estado.

Segundo o diretor geral do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural), Frederico Mendonça, ainda este ano iniciadas as obras de restauro da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e o Oratório da Cruz do Pascoal, que devem ser concluídas no primeiro semestre de 2010.

Um comentário:

Eduardo e Flora disse...

boa matéria. Vc é demais. Estou sentindo falta do blog de política

valeu, Lulu