quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Exposição de Sophie Calle é inaugurada no MAM-BA




Luiza Torres

Chorar, ficar com raiva, se lamentar por alguns dias ou meses, entrar em depressão ou, simplesmente seguir em frente. Quais dessas seria a sua reação ao ler uma carta de rompimento de seu namoro? A da artista plástica Sophie Calle foi de fazer uma exposição. Transformar o fim de seu romance com o escritor Grégoire Bouillier em arte. O ex-namorado termina o texto com a seguinte frase: “Cuide de Você”, tema da mostra.

Na exposição aberta na terça-feira (22) no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), 107 mulheres, a convite da artista, interpretam sua emoção ao ler o texto. Foram recrutadas para a tarefa, “leitoras” de especialidades e profissões diferentes, entre mulheres estranhas e amigas, anônimas e famosas.“Escolhi mulheres de diversas profissões porque queria saber da opinião delas. Queria opiniões do ponto de vista profissional. Analisá-la, comentá-la, dança-la e canta-la. Entendê-la no meu lugar”, explicou a artista.

A idéia de desenvolver, em torno da carta, uma investigação que envolvesse o repertório profissional de muitas mulheres, surgiu dois dias depois de receber a mensagem do ex-amante por e-mail. Não é por acaso que a frase Cuide de você serve de título à obra e foram essas palavras que deram o impulso para o trabalho da artista.
A primeira-dama Fátima Mendonça se encantou com a mostra. Para ela, o trabalho mostra a sensibilidade feminina em todos os aspectos. “As varias interpretações dadas por estas mulheres são surpreendentes. É difícil não se encantar com a obra. O governo está de parabéns por apoiar trabalhos como este, que coloca a Bahia no rol dos estados com grande possibilidade de atrair a arte internacional”, afirmou Fátima Mendonça.

A exposição permanece em Salvador até o dia 22 de novembro dentro da programação do Ano da França no Brasil. A temporada em Salvador conta com apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult). Segundo o secretário estadual de Cultura, Marcio Meirelles, o evento se conecta ao programa de articulações nacionais e internacionais que o MAM-BA vem implantando em sua gestão, iniciada em 2007. “Esta exposição reafirma a política do governo estadual de abrir o Estado para o intercâmbio com as artes mundiais, fomentando residências artísticas”, disse Meirelles.

Um comentário:

Ariana Gomes disse...

Fiquei com vontade de conhecer a exposição.