domingo, 5 de abril de 2009

Morte de Kurt Cobain, do Nirvana, completa 15 anos

Há 15 anos, no dia 5 de abril de 1994, morria Kurt Donald Cobain. Vocalista e guitarrista de uma das bandas mais influentes do movimento grunge, o Nirvana, Kurt Cobain tinha apenas 27 anos. O corpo do líder do Nirvana só foi encontrado pela polícia no dia 8 de abril, em sua casa na cidade de Seattle, nos Estados Unidos, com um tiro na cabeça.


As circunstâncias da morte de Cobain até hoje são nebulosas. Embora a versão oficial tenha sido o suicídio, muitos fãs da banda acreditam que o músico tenha sido assassinado.


A principal suspeita de mandar matar o líder do Nirvana é sua esposa, a roqueira Courtney Love. A ex-vocalista do Hole nega qualquer inteção de matar Kurt e afirma que ele já havia tentado cometer suicídio antes.


Alguns fatos ajudam a reforçar a teoria de Kurt Cobain teria sido assassinado. A espingarda que causou a morte de Cobain foi encontrada sobre o peito do vocalista. Na época, a polícia não encontrou impressões digitais legíveis para ajuda no caso. Mas o que mais gera especulação são o posicionamento da arma depois do disparo e o local onde foi encontrada a cápsula. Segundo a teoria, tudo indica que a cena do crime teria sido alterada.


Na época, o investigador do caso defendeu que com a quantidade de heroína que havia em seu sangue, Kurt Cobain não poderia ter puxado o gatilho.


Antes de se matar, o líder do Nirvana teria deixado uma carta de despedida, outro fato que gera mais especulação sobre um possível assassinato. Alguns especialistas sugerem que a caligrafia que aparece no final da carta se despendido é diferente da apresentada no restante do bilhete.


O Nirvana
Apesar da morte prematura, Kurt Cobain e o Nirvana ainda são grandes influências para o rock mundial. A banda tornou o grunge um estilo conhecido e o álbum "Nevermind" foi uma verdadeira revolução musical na década de 90.


Hoje, os outros integrantes do Nirvana, Krist Novoselic e Dave Grohl, seguiram caminhos diferentes. Novoselic, ex-baixista da banda, tem uma coluna de política no site do jornal Seattle Weekly's. Já Dave Grohl, ex-baterista, é vocalista e guitarrista da banda Foo Fighters






Nenhum comentário: