terça-feira, 7 de abril de 2009

Cameratas da Osba faz apresentação na LBV

Olhos vidrados e ouvidos atentos às sinfonias de Mozart, Villa Lobos e outros mestres da música clássica. Desta maneira, crianças e idosos receberam o trio de palhetas Opus Lumen, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), que se apresentou nesta terça-feira (7) na sede da Legião da Boa Vontade (LBV), na Ribeira. A apresentação faz parte do projeto Cameratas da Osba, iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) que tem como objetivo divulgar a música erudita, levando-a a diversos públicos.

Composto por músicos que tocam três instrumentos de sopro que utilizam palhetas (Oboé, fagote e clarineta), o grupo executou peças eruditas, passando pela popular estilizada. No repertório, músicas infantis, Beatles (Yesterday), Ernesto Nazaré, peças de Villa Lobos e Mozart.

Ouvir pela primeira vez as sinfonias emocionou a aposentada Hildete Ribeiro, 68 anos. “Nunca vi uma coisa tão bonita quanto esta. Música faz bem ao corpo e a mente”. Diferente de Hildete, a estudante Nicole Rafaele dos Santos, 9 anos, assiste pela terceira vez a apresentação da Cameratas e afirmou que se encantou com todas. “Muito legal. Cantei com eles as músicas que conheço. Todas as vezes, eu canto. É divertido”, afirmou.

O músico do Opus Lumen, Gustavo Seal explicou que a linguagem das músicas executadas depende do público que está assistindo às apresentações. Para crianças, por exemplo, as sinfonias tocadas são curtas e leves, fáceis de entender, mas o método também pode ser usados em público formado por adultos.

Além do evento na LBV, houve apresentação também no Pelourinho, na Associação Brasileira de Convivência da Melhor Idade (ABCMI) com o grupo Quadro Solar, composto pelos músicos Andréa Bandeira (flauta), Mário Gonçalves (violino), Alexander Cichilov (viola) e Cândida Lobão (violoncelo). O Opus Lumen é formado por Gustavo Seal (oboé), Solamy Oliveira (clarineta) e Cláudia Sales ( fagote).

As cameratas do Osba têm se apresentado em locais alternativos como hospitais, escolas, igrejas e associações de bairros, democratizando o acesso à música de concerto e contribuindo para a formação de novas platéias.

No total sete grupos fazem parte das cameratas, que realizam em média 15 apresentações por mês. De acordo com a coordenadora e produtora do projeto, Rita Perez, no mês passado foram 26 produções. Segundo ela, durante a execução das peças os instrumentistas explicam sobre a utilidade de cada instrumento.

Interessado nas explicações dos músicos sobre a utilização das palhetas simples e duplas nos instrumentos de sopro, o aposentado Anibal dos Santos, 69 anos, anotou tudo, o nome de cada instrumento, o tipo de som executado. Porém, não esqueceu de registrar o repertório e o nome dos mestres eruditos, como Mozart.

“Escrevi tudo que eles disseram aqui porque gostei do tipo de música e achei interessante os instrumentos. È para não esquecer nada”, contou. Já o estudante Anderson Lopes, 9 anos, afirmou que ficou com vontade de aprender a tocar clarineta. “Gostei muito da apresentação, achei muito legal. È bom porque aprendemos para que serve cada instrumento. São diferentes dos que já vi e queria aprender a tocar”.

As cameratas do Osba fazem apresentação em qualquer instituição e ONGs. Para solicitar um dos grupos basta ligar para o Osba no telefone 3117-4836.

Programação de Abril

14/04 - Opus Lumen, às 16h, na Associação de Pais e mestres e Adjacências do Pero Vaz
16/04 - Quadro Solar, às 16h, no GERMEN
16/04 - Duo Barroco, às 17h30, no Palacete das Artes
17/04 - Quarteto Novo e Trio Pastorale, às 16h30, no Colégio Evaristo da Veiga
24/04 - Bahia Cordas, às 15h30, no Instituto Pestalozzi

Nenhum comentário: